BIOGRAFIA

Ricardo “Tota” , nasceu em Lisboa em 1979.

Cresce na sua infância nos bastidores do cinema Império, sede da produção artística da altura, onde se produziam cenários e logística artística para os restantes cinemas de Lisboa.
Estimulado por este meio, aprende a ler, escrever, e falar inglês antes dos seis anos, passa o ensino primário já interessado pelo desenho e outras práticas criativas.

Sendo o desenho a sua técnica inicial o passo para o graffiti e pintura mural foi natural realizando trabalhos profissionais e encomendas de murais desde adolescente.
Prémio menção honrosa Casa Sandeman (1997) trabalha para marcas de roupa como designer (Station ; Ecko NY).

Frequenta a Faculdade de Belas Artes de Lisboa nos cursos de Design de Equipamento; e de Design de Comunicação mas acaba por transitar para o curso de Artes Plásticas (Pintura) onde se especializa.

Se o desenho e expressão  gráfica foi o inicio do seu trabalho com os anos o cinema é sem dúvida a sua maior inspiração por envolver a generalidade das artes, o  tipo de trabalhos que desenvolve em Festivais como Boom.festival (2002-2012) Rock in Rio (2006) ou outros nacionais e internacionais revelam a sua capacidade como cenógrafo e criador de ambientes.

Trabalha em concepção e execução de espaços  comerciais  em Portugal e Espanha bem como peças “internacionais” durante alguns anos sem deixar de parte a pintura mural onde organiza os Primeiros encontros de Arte Urbana da cidade do Barreiro.
E as artes plásticas onde executa encomendas particulares, pinturas murais para diversas marcas bem como “peças” como o avião CASA230 que têm no Museu da Força Aérea Nacional.

Executa colecções pessoais dentro da Pintura e artes Plásticas que leva a exposição regularmente; começa  mais tarde a trabalhar em projectos de exposição e divulgação em Galeria Própria, de trabalhos seus e de outros artistas, que prevaleceu entre 2010 e 2016. Em 2013 funda a associação ADAO, em conjunto e parceria com artistas locais do Barreiro, com o fim de impulsionar um centro de Criação, Produção e Divulgação artística. Projecto que passou para a realidade desde 2014 e que é um excelente exemplo para todo o movimento associativo. Curador do Projeto Art in Town 2016 (Arte Pública).